Menu de páginas
RssFacebook
Menu categorias

Postado por em 14/07/2016 em Postagens | 0 comentários

Procrastinação

Procrastinação significa o adiamento de uma ação, e pode acontecer de diversos modos. Quem conhece muito bem os poderes da procrastinação são os universitários. O professor avisa sobre o trabalho final logo na primeira aula, mas, como ainda tem todo o semestre pela frente, o estudante acaba se vendo na noite anterior ao prazo, suando para terminar o trabalho que já poderia ter sido feito há meses.

Procrastinação

Fuga do objetivo maior

Outro tipo de procrastinação é quando uma pessoa resolve fazer coisas menores antes de começar o projeto que realmente importa. Primeiro, é preciso apertar o botão de mais cinco minutos algumas vezes, para dormir um pouco mais. Depois, é preciso fazer a cama e tomar café. Após o café, é preciso lavar a louça. Mas já há muita louça no escorredor, então por que não secá-las para dar espaço para a nova louça limpa? Então o jornal chega. Apesar de ter um projeto importante para fazer, não existe problema em dar uma lidinha nas últimas notícias, manter-se informado. Quando você vê, já é hora de preparar o almoço. Como estar bem alimentado é imprescindível para realizar o projeto importante, você vai até a cozinha para fazer o almoço. Aí precisa lavar a louça de novo, guardar a louça de novo…. Caiu um pouco de molho na mesa, então é preciso limpá-la. Tudo isso o deixou meio cansado, então por que não se tratar com um bom cochilo? Afinal, não dá para realizar o projeto importante com sono. Então você acorda e percebe que já são cinco horas da tarde. É preciso levar o cachorro para passear, ele já está impaciente.

Adiando projetos

O sol e o passeio o deixam suado, então precisa tomar aquele banho gostoso. Após o banho, pedir uma pizza. Não dá para começar o projeto importante enquanto espera pela pizza, então você liga a televisão. A pizza chega e você come enquanto assiste àquele programa muito interessante. Depois você finalmente liga o computador para fazer o projeto importante. Mas antes dá uma olhada nas redes sociais, para ver o que está acontecendo. E, quando vai ver, já é tarde e você está com sono, e o projeto importante, bem, ele ficou para amanhã…

Apesar da procrastinação atuar de um modo negativo em todas as esferas possíveis da vida de alguém, todos nós continuamos adiando e adiando. Esse adiamento de coisas importantes pode levar a consequências ruins, como notas baixas, perda de trabalho, briga com família… entre diversas outras coisas. Por isso, aqui vão algumas dicas para melhorar a procrastinação:

A importância do autoconhecimento

Faça uma lista do que precisa ser feito. Com essa lista pronta, veja o que tem o menor prazo, e, com os menores prazos, o que é mais fácil. Começando pelas obrigações mais fáceis, você entra no espírito e depois tem mais energia para fazer as tarefas mais difíceis. Depois, mova para as obrigações com maior prazo, sempre começando pelas mais fáceis.

Dê a si mesmo recompensas. Fez aquele trabalho da faculdade? Vá tomar uma cerveja com os amigos. Terminou aquele trabalho freelance? Vá à praia. Suas obrigações não vão embora, mas também é importante aproveitar a vida, então tenha sempre certeza de fazer algo bom para si mesmo. Isso diminui o estresse e até aumenta a animação para fazer outras obrigações importantes.

Com essas duas dicas, é possível diminuir a procrastinação e até mesmo tornar suas obrigações mais prazerosas, e não aquele bicho de sete cabeças. Lembre-se sempre de fazer o que precisa ser feito o quanto antes para, assim, poder aproveitar melhor seu tempo livre, sem preocupações. Você verá que o nível de estresse vai diminuir e sua vida se tornará mais leve.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *