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Postado por em 14/07/2016 em Postagens | 0 comentários

8 estratégias para melhorar a sua autoestima

A autoestima é a avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma, podendo ser negativa ou positiva.  O grau de autoestima que sentimentos em relação a nós mesmos influencia diretamente as nossas vidas, nossos projetos e até mesmo nossa saúde.

Autoestima

Ter amor próprio é um dos segredos para alcançar uma vida plena e feliz, por isso, preparamos para você uma lista com dez estratégias para melhorar a sua autoestima e alcançar uma vida realizada:

  • Estratégia das listas

A primeira estratégia para melhorar sua autoestima é a chamada “estratégia das listas”. Muito utilizado por psicólogos e terapeutas, este exercício consiste em reconhecer e visualizar nossas principais virtudes.

Esteja em um ambiente calmo e tranquilo, e em uma folha de papel faça três listas. Na primeira, elenque as suas forças; na segunda, quais foram as conquistas mais importante da sua vida; e na terceira, descreva as coisas que você mais admira em si mesmo.

Mantenha essa lista em um local acessível e as leia regularmente.

  • Estratégia do pensamento

O pensamento positivo tem muita força. Em razão disso, você deve aprender a policiar sua mente e o que ela produz. Observe sua maneira de pensar e mude-a significativamente sempre que avaliar estar tendo insights negativos.

O pensamento positivo é uma das formas de melhorar a sua autoestima. Evite a palavra “não” nas suas mais variadas formas e sempre que um pensamento ruim aparecer, lembre-se desta estratégia e foque nos bons pensamentos e em palavras de perseverança, carinho e alegria.

  • Estratégia do corpo são

Como diz uma famosa citação latina  “corpo são, mente sã”.  Portanto, uma boa autoestima depende do exercício diário e valioso com o seu corpo. Você mora nele e deve tratá-lo com carinho.

Preste atenção na sua higiene pessoal, aparência e alimentação. Dedique um tempo para cuidar de você mesmo. Cuidar do seu corpo tem muito a ver com o valor que você dá a si mesmo.

  • Estratégia do sono

Um dia de trabalho pesado acaba cansando nosso corpo e nossa mente. Por isso é primordial ter uma boa noite de sono e descanso. Preste atenção nos seus hábitos noturnos e cuidado com as noites mal dormidas. Elas costumam influenciar não só na saúde como na autoestima.

  • Estratégia de gestão de estresse

O estresse faz parte da vida e da rotina das pessoas. Infelizmente, nossa vida corrida e lotada de compromissos acaba causando uma pressão que se transforma em ansiedade e irritação.

Compreender que isso faz parte da vida das pessoas é o primeiro passo para melhorar a situação. Depois, você precisa aprender a administrar essa irritabilidade, já que o estresse costuma gerar nas pessoas uma sensação de incapacidade na solução de problemas e ainda abala a autoestima.

Administrando o estresse, você vai compreender os seus limites e como seu corpo reage diante das dificuldades, o que vai lhe ajudar a melhorar a forma como encara a sua vida e os seus problemas.

  • Estratégia da organização

Uma casa organizada, assim como um ambiente de trabalho organizado, gera uma sensação de bem-estar e prazer, elevando a autoestima.

Por isso, mantenha o seu espaço pessoal e profissional sempre limpos, organizados, confortáveis e acolhedores. Você vai se sentir melhor em relação a si mesmo e a satisfação trará excelentes efeitos para a sua autoestima.

  • Estratégia do desafio para melhorar a sua autoestima

A estratégia do desafio consiste em estabelecer para si mesmo um desafio que seja difícil aos seus olhos, mas possível de ser alcançado.

Ponha esse desafio no seu papel e estabeleça uma meta para cumpri-la. Por exemplo, inscreva-se em um curso de canto ou em um curso de culinária. Algo que nunca imaginou fazer, mas que gostaria de aprender. Desafie-se! Ao perceber que você tem capacidade de alcançar os resultados, você sairá com uma autoestima lá em cima.

  • Estratégia da caridade

Ajudar aos outros é ajudar a si mesmo. Participe de uma ação social, visite um amigo doente ou envolva-se com alguma instituição de caridade. Essas ações vão fazer você se sentir bem consigo mesmo e ainda vai ajudar outras pessoas.

A sua autoestima é sua melhor amiga, por isso esteja constantemente preocupado e dedicado às questões que envolvem o seu bem-estar físico e emocional.
O que você achou das estratégias? Deixe seus comentários e compartilhe suas dicas conosco.

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